Investigação de passivos ambientais
A Investigação de Passivos Ambientais está inserida no contexto do gerenciamento de áreas contaminadas, e visa um diagnóstico qualitativo e quantitativo de áreas potencialmente impactadas por atividades passadas. São analisados os aspectos relativos ao meio físico potencialmente contaminado, as substâncias de interesse, bem como o seu comportamento no meio ambiente, para o dimensionamento do risco ambiental.
Três fases
dos estudos.
Os estudos podem ser divididos em três fases:
Fase I - Investigação Preliminar: levantamento e análise de documentação, inspeção in loco, elaboração do modelo conceitual de investigação;
Fase II - Investigação Confirmatória: plano de amostragem, sondagem e amostragem de solo e água subterrânea, instalação de poços de monitoramento, ensaios hidrogeológicos, análises químicas para subsidiar o relatório de investigação ambiental confirmatória;
Fase III - Investigação Detalhada: plano de amostragem, sondagem e amostragem de solo e água subterrânea, instalação de poços de monitoramento, ensaios hidro geológicos, análises químicas para subsidiar o relatório de investigação ambiental detalhada e o plano de intervenção.
É recomendável a condução de investigações de passivos ambientais na aquisição de quaisquer imóveis evitando, assim, a aquisição de passivos ambientais que podem vir a reduzir o valor real de um imóvel ou de um projeto. Também é usual a investigação de passivos no encerramento de atividades industriais, com o objetivo de evidenciar a entrega do imóvel ou atividade isenta de contaminações, evitando disputas e processos futuros.